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7 regras para um feedback correto

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Dar feedback faz parte das tarefas de um líder, mas, para que a ação tenha o efeito desejado, é preciso cuidado para não causar um resultado inverso. De acordo com a coach Bibianna Teodori, alguns profissionais podem receber a mensagem como uma crítica e até se abalar com a atitude.

“Muitos ficam na defensiva e se sentem humilhados ou envergonhados. Mas normalmente isso acontece quando o feedback não foi aplicado corretamente”, afirma a especialista.

Segundo Bibianna, a ação só surte efeito quando o receptor a encara como um estímulo. “Quando o feedback leva o profissional a se sentir encorajado a encontrar soluções, melhorar ou adotar uma postura proativa, é sinal que o processo foi bem feito pelo líder.”

Para a coach, é fundamental que o emissor da mensagem aponte caminhos mais produtivos e enriquecedores, para que o aprendizado possa ocorrer. “Deve-se encorajar o colaborador, esclarecer pontos da situação atual e visar a solução dos problemas, além do aprimoramento de habilidades.”

Bibianna lista abaixo 7 regras para o “feedback ideal”:

1) Descreva o comportamento ou o acontecimento que merece atenção, exatamente como ocorre, sem fazer juízo de valores.

2) Seja especifico, não geralista. Qual comportamento deve ser melhorado ou aprimorado?

3) O feedback deve ser voltado para a necessidade do receptor, e não do emissor. A ação não é feita para extravasar raiva, decepção ou qualquer emoção negativa.

4) Foque no comportamento, não na identidade do receptor.

5) Ajude a tornar o feedback algo solicitado, positivo, bem recebido, e não imposto. Se você quer fazer uma bela colheita, precisa de terra e sementes saudáveis.

6) Dê o feedback rapidamente, logo após um acontecimento. Quanto maior a demora, maiores serão as chanches de o interlocutor esquecer pontos cruciais e até mesmo duvidar de que as coisas aconteceram da forma como você esta dizendo.

7) Tente validar se o feedback foi absorvido. Existe uma grande diferença entre ouvir e escutar. Ouvir efetivamente significa entender e observar as informações transmitidas.

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